FILME 8 - O Olhar do outro - 03"15"

No filme 8 fiz uma experiência semelhante à do filme 6 e gravei em silêncio durante uns dez minutos no Capitólio, o marco zero de Havana. Encontrei ali, além de Alberto o fotógrafo que já havia aparecido no Buena Vista Social Club, duas australianas figuraças que são assediadas diversas vezes por outros gringos afim de um "rolinho de férias".
O filme como um todo é um ensaio sobre a visão do outro, sobre branding de um país e registra toda a excitação da cidade com a visita dos Reis da Espanha.

Aqui de fora, todo mundo acha que Fidel Castro é o político mais popular de Cuba. Mas em Havana só se fala de Eusébio Leal, o responsável pela restauração do belíssimo centro histórico da cidade. A impressão que se tem nas ruas é que ele encarna a restauração do próprio país, sendo assediado a cada passo por populares que lhe vem agradecer o trabalho.
Eu o entrevistei e a mim ele pareceu bastante semelhante a qualquer político brasileiro, sempre pronto a falar com a primeira câmera que lhe aponte as lentes.

Nenhum comentário: