FILME 4 - EXTRA! EXTRA! EUA SEQUESTRARAM MENINO CUBANO!!! (Terça, 4 de setembro, 21hs)


A distância de Cuba à Flórida é de 160 km.
Muitos cubanos tentam fazer a travessia marítima em embarcações improvisadas.
Um boa parte destes morre no mar, comida por tubarões que infestam aquela parte do Golfo do México.
Outros se perdem para sempre no Oceano Atlântico.

Eu estava filmando os garotos jogando pelada em frente ao servço consular dos Estados Unidos quando, de repente me vi no epicentro de um impasse diplomático internacional que duraria meses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos lá o pessoal protesta. Aqui fica essa pasmaceira.

Anônimo disse...

Acho bastante interessante a iniciativa de "revelar" Cuba por dentro, mostrando os eventos, o jeito de ser e de se expressar, as curiosidades, etc.
assisti hoje o programa no canal brasil, que mostrou a manisfestação pela volta do menino cubano que ficara "preso" nos EUA. achei bastante sensível o redirecionamento do foco para o pessoal que estava próximo ao evento, os motoristas dos onibus, etc. fiquei ainda mais intrigado com o cubano que foi para os EUA e estava ali de volta para visitar a família. ele comenta que mesmo podendo ajuda-los, dinheiro nenhum compensa o fato de estar longe dos seus entes queridos. minha decepção veio no final, quando, ao regressar ao local da manifestação, 6 meses depois, o que foi concluído foi que "infelizmente" as crianças não podem mais jogar futebol onde jogavam, pois no local fora instalado uma espécie de tribuna ou tributo, em comemoração ao retorno do menino a ilha. ora, num país onde 90% das crianças praticam esporte formal ou informalmente, parece-me que um campo de futebol improvisado não vai fazer muita falta. E acredito ser interessante reconhecer também, que tal manifestação deu resultado, e deve, sim, entrar para a história... por isso deu-se a criação da tribuna de manifestações, cujo nome é baseado no nome do menino. resumindo, acredito que a criação do "monumento" representa uma vitória para o povo e não uma derrota para a juventude e os meninos jogadores de futebol.